Home / Congresso Recheio
Entrevista exclusiva
Chef Nuno Mendes
“Há um enorme talento
jovem na cozinha portuguesa”
Parte 3 de 3
Nuno Mendes foi um dos entrevistados no palco dedicado às conversas com a plateia a assistir. Mas não perdemos a oportunidade de colocar mais algumas questões ao Chef, já fora de palco.
O ambiente mais intimista, de que falava a propósito do seu novo projecto Mãos, será um caminho a perseguir na restauração para aproximar chefs e clientes?
Acho que é um passo muito positivo nessa direcção, mas é difícil fazê-lo numa escala maior. A ideia é as pessoas imergirem na cozinha: esse contacto, o ver os bastidores é algo que os clientes querem e é uma experiência que ainda não existe ou que ainda há pouco, mas que desperta curiosidade em muita gente.
Como é que a nossa cozinha vai evoluir nos próximos tempos?
Há um enorme talento jovem na cozinha portuguesa, que está a ter espaço para fazer os seus projectos, nomeadamente fora de Lisboa. Acho que vamos ter, cada vez mais, aquele turismo de destino à volta de Portugal, o que vai ser muito interessante.
Em que é que nos podemos inspirar para o futuro?
Ainda há muita história por contar, muito produto por descobrir. Estamos a começar a valorizar o nosso produto como deve ser e a usá-lo de uma maneira portuguesa, mas interessante. A minha expectativa para 2019 é que continuemos este diálogo com o produto português e com chefs jovens, criativos, que vão ter sucesso e cada vez mais visibilidade.
Qual é o seu produto português favorito?
Tantos! O peixe, o marisco, o porco preto, as manteigas, as carnes maturadas, os enchidos. Os enlatados são interessantes, os vegetais estão a começar a aparecer. A sério, há tanta coisa!
Perfil Nuno Mendes
A trabalhar em Londres há mais de 20
anos, é um dos chefs que mais tem
divulgado a nossa gastronomia lá fora,
sendo uma referência em Portugal e no
estrangeiro. Depois de ter conquistado
uma estrela Michelin e o 59.º lugar na lista
dos Melhores Restaurantes do Mundo,
lidera actualmente os restaurantes Chiltern
Firehouse e Mãos, em Londres, e irá
trabalhar, já no próximo ano, no novo
projecto de F&B do Bairro Alto Hotel, em
Lisboa.
X